Vou cortar um pouco o ritmo do blog para inserir aqui um auxílio a pessoas incríveis que estão se dedicando a desenvolver seus negócios digitais, através do curso do Professor Cláudio Barcelos, do SENAC Araxá.
Para colaborar com meus colegas de negócio, indico um artigo onde há a sugestão de 9 sites para desenvolvimento de marca. Cada site tem uma funcionalidade diferente ou alguma particularidade interessante. Alguns ajudam no naming (criar nomes), outros são para editar os desenhos, outros ainda ajudam a ter ideias.
>>> https://www.hostinger.com.br/tutoriais/criar-logotipo-gratis
Eu entrei em todos e achei a descrição de cada um muito pertinente. Então é um bom referencial para início e testes.
Os três abaixo, eu acredito que serão bem úteis:
a) Design Evo – https://www.designevo.com/logo-maker/ – vejam as sugestões conforme o segmento. O problema é que está em inglês… mas nada que google translate não resolva! 😀
b) Free Logo Design – https://pt.freelogodesign.org/ – não gosto muito da qualidade visual, mas ajuda MUITO a ter ideias! E está em português.
c!!!) Canva – https://www.canva.com/pt_pt/logotipos/modelos/ A BOLA DA VEZ! Ah, o famoso Canva!!! O Canva está causando sofrimento nos designers, porque ele é super intuitivo, oferece muitas opções, e você pode criar no seu computador ou no celular!
Não tenham medo de olhar os 9 sites, testem, experimentem, no digital não há espaço para preguiça: clica, confira, teste, salve o link, e divirta-se!
IMPORTANTÍSSIMO! O desenvolvimento de uma marca profissional, mesmo tendo muitas ferramentas de auxílio digital com acesso a todos, devem passar por um profissional da área.
Por quê? Porque existem técnicas para criação de marca. Não é algo tão “plug and play” quanto parece. Porque existem pontos importantes de análise e significado, como cor e paletas afins, tipografia adequada, legibilidade, aplicabilidade, proporção, relevância, contraste, harmonia, formatos diversos para impressão e para o digital, e diversos outros pontos do design que “não é brinquedo não”.
Como usuário, você pode olhar uma marca e pensar: “ah, tranquilo, eu faço”. E um dia, o “cara da gráfica” te liga e fala: não posso rodar seu banner porque seu arquivo não é vetor, o background não tem boa resolução, e a fonte não está em curva. E ai, você que não é profissional da área, ficará propenso a falar nomes muito feios para o “cara da gráfica”, que não tem culpa de você não ter buscado um designer para te auxiliar.
A tendência de todas as funções na internet é se tornarem acessíveis, fáceis, e o cliente se tornará independente de certos serviços. Mas nunca, NUNCA MESMO!!! subestime o trabalho de um profissional especializado.
Pense na sua marca, pense no seu negócio, pense no perfil do seu cliente, pense, pense, pense bastante. Inicie da forma que for possível porque o primeiro passo é essencial para um bom caminho. Mas comece pensando como um empreendedor: foco na qualidade e no respeito em relação a todas as etapas e processos do negócio.
Todos os conceitos que dão “chão” ao seu negócio, devem estar representados na sua marca. Então faça essa gestação com carinho, com responsabilidade e com amor.
E… SUCESSO!!!
P.s. A imagem destacada é uma parte do Manual de Identidade Visual da marca Streamlit (https://streamlit.io/), e foi desenvolvida pela Ramotion (https://dribbble.com/Ramotion).
https://dribbble.com/shots/10738369-Streamlit-Visual-Identity … um trabalho bonito dá gosto de ver! ❤ Pense nisso quando começar a criar sua marca! 😉